Sociedade São Vicente de Paulo

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de seis jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países.

A força da SSVP está, sobretudo, nas Conferências Vicentinas espalhadas por todo canto. Os que participam da Conferência são chamados Confrades (homens) e Consócias (mulheres). Eles se reúnem semanalmente para suas orações e prestação de contas das atividades. São dirigidos pela Regra da SSVP que estabelece, entre outras coisas: a necessidade de oração, individual e comunitária; a entrega pessoal na ação; a fraternidade em que devemos viver; a universalidade da nossa entrega ao serviço dos pobres; e a nossa vocação eclesial.

Em nossa paróquia, há Conferências Vicentinas em Passagem, na Vila São Vicente (de crianças), na Vargem e no Pombal.