Pastoral Familiar

Coordenadores paroquiais: Sabrina e Eduardo

A Pastoral Familiar é a ação da Igreja junto à família. Seu objetivo principal é promover, fortalecer e evangelizar a família (Diretório da Pastoral Familiar, n. 461). Tem como atividades: formar agentes qualificados; oferecer formação aos noivos; acolher toda e qualquer realidade familiar; unir esforços para que a família seja, de fato, um santuário da vida; apontar caminhos para a solução das crises e dos problemas intrafamiliares; incentivar o crescimento da espiritualidade familiar; despertara a família para o seu papel educador; despertar o sentido missionário da família; reaproximar as famílias afastadas da Igreja (cf. Diretório da Pastoral Familiar CNBB, n. 461).

A Pastoral Familiar é estruturada em três setores: 1) Pré-matrimonial – tem a responsabilidade de preparar os noivos para o sacramento do matrimônio; 2) Pós-matrimonial – Sua tarefa é promover a formação permanente do casal para a vida conjugal, familiar e comunitária; 3) “Casos especiais” – cuida dos casais que se encontram em situações de “fragilidade ou imperfeições” (AL, 296)

Em nossa paróquia, a Pastoral Familiar é responsável pela preparação dos noivos que é feita por acolhida, conforme orientação de nossa Arquidiocese. Temos cinco casais que se dedicam a essa tarefa. Outra atividade que tem sido desenvolvida pela Pastoral Familiar é a celebração comunitária do matrimônio para os casais que já têm vida conjugal, mas que ainda não tiveram oportunidade de receber o sacramento do matrimônio e têm desejo e condições de recebê-lo. Além disso, a Pastoral Familiar celebra a Semana da Família que, na nossa paróquia é realizada uma semana após a festa da padroeira; o Dia do Nascituro.