Pastoral do Batismo

Coordenadora paroquial: Silvana de Fátima Rapallo

A Pastoral do Batismo é um serviço de evangelização junto aos pais que pedem o sacramento do batismo para seus filhos. Seu objetivo é ajudar os pais e os padrinhos das crianças a serem batizadas a crescerem na vivência da fé e na consciência de seu compromisso que advém do batismo.

Em nossa paróquia, a preparação para o batismo é feita na residência dos pais da criança a ser batizada onde também se reúnem os padrinhos, quando estes moram na mesma comunidade dos pais. Trata-se de uma preparação por acolhida, mais personalizada e, ao mesmo tempo, familiar. São realizados, pelo menos, três encontros.

Durante os encontros os agentes apresentam temas sobre os aspectos teológicos do batismo, dão uma visão geral sobre os demais sacramentos, reforçam a importância da Palavra de Deus na vida da família e ressaltam a necessidade do testemunho dos pais e padrinhos ao pedirem o batismo para seus filhos e afilhados.

A pastoral do batismo está presente em todas as cinco comunidades de nossa paróquia. Os batizados são ministrados em cada comunidade, durante sua missa mensal, exceto em Passagem e Vila São Vicente. Nestas duas comunidades os batizados são celebrados nos terceiros domingos, às 9h30, na igreja Nossa Senhora da Glória.