Pastoral da Criança e do Menor

Coordenadora: Marilda Vieira

A Pastoral da Criança tem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político". Seu lema é: “Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

A Pastoral da Criança, através das/os lideres, desenvolve, basicamente, três atividades: a) Visita Domiciliar: Na visita, o líder/voluntário tem a oportunidade de conversar com a gestante, os pais e familiares da criança. Com isso, ele pode conhecer melhor a situação de vida e as necessidades das famílias, para poder ajudá-las; b) Celebração da Vida: Mensalmente, o líder realiza a Celebração da Vida. É o momento em que as famílias se reúnem para celebrar o desenvolvimento de suas crianças de 0 a 6 anos. É nesse dia que as crianças são pesadas; c) Reunião de Reflexão e Avaliação: Nessa reunião mensal, os líderes avaliam o trabalho realizado.

Já a Pastoral do Menor é um serviço da Igreja católica voltada para o atendimento de diferentes situações como, saúde, terra, trabalho, moradia, crianças e adolescentes. A Pastoral do Menor tem como missão a “promoção e defesa da vida da criança e do adolescente empobrecidos e em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais”. Seu lema é "Quem acolhe o menor a mim me acolhe".