Pastoral da Comunicação

Coordenadora paroquial: Débora Santos

A Pastoral da Comunicação (Pascom) é definida assim pela CNBB: “A Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade”. (Coleção Estudos da CNBB, 75 nº244)

Além de promover a comunicação na paróquia através dos meios disponíveis, a Pascom tem a tarefa de articular a comunicação dos vários serviços de evangelização existente na paróquia e promover o diálogo com a sociedade na qual a Igreja exerce sua missão.

De acordo com o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, é também tarefa da Pascom: 1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; 2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; 3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; 4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação; 5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e 6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas (Doc 99 da CNBB, n. 248).