Paróquia Nossa Senhora da Glória celebrou Corpus Christi

A Igreja do mundo inteiro celebrou na quinta-feira (31) a Festa de Corpus Christi, a solene instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

20/06/2022 às 10h26

A programação teve início às 8h, com a celebração da santa missa na Igreja Matriz, também transmitida pelas mídias sociais da paróquia, presidida pelo Pároco, Padre Edmárcio Moreira Gomes. Em sua homilia, o pároco destacou que a presença real de Cristo na Eucaristia simboliza a vida que teremos no céu: “A nossa Fé nos ensina que o Senhor se faz presente todos os dias na Eucaristia e hoje nós recordamos esse grande presente. Jesus está conosco até o final dos tempos”, disse.

“Devemos tomar cuidado para não cairmos nos grandes equívocos históricos em relação à Eucaristia. Alguns grupos hereges acreditavam que a Eucaristia era tão sagrada, que para se chegar à Ela, precisavam estar tão santos que começaram a simplesmente adorar a Eucaristia e não recebe-la. Nós somos humanos, não somos perfeitos. Se formos esperar a perfeição para receber a Eucaristia, não a receberemos nunca. A Eucaristia é alimento, nos dará força durante a caminhada. Devemos tomar cuidado contra essa heresia, de achar que a eucaristia é tão misteriosa e sagrada que não devemos recebe-la. Mas também não podemos cair em outra heresia de achar que podemos receber a Eucaristia de qualquer maneira. É preciso o mínimo de arrependimento, o mínimo de fé, estar com o coração purificado ao máximo que pudermos”, completou.

Logo após a celebração, os fiéis presentes participaram da procissão, que percorreu as várias ruas enfeitadas na comunidade, acompanhada pelo tocar dos sinos e das corporações musicais, Santa Cecília e São Sebastião. Com pontos de paradas para as bênçãos, a procissão retornou para a igreja matriz, encerrando a celebração com a benção final.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

Ver todas as fotos