Paróquia de Nossa Senhora da Glória junto a pastoral da comunicação promoveram o 1° encontro de formação

Com o tema: Pascom e a Comunicação Evangelizadora, de forma virtual, a formação reuniu cerca de 25 participantes.

16/11/2021 às 15h03

A formação foi realizada no dia 30 de outubro de 2021 das 09h às 11h, tendo a participação dos agentes de pastorais.

O objetivo do Encontro foi capacitar as lideranças paroquiais para uma maior aprimoração quanto à comunicação na Paróquia e nas comunidades, incentivando a comunicação que leve à evangelização por meio de ações articuladas entre as pastorais.

O encontro foi ministrado pelo Padre Geraldo Martins Dias, jornalista, coordenador Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana e Pároco da Paróquia de São João Batista, em Viçosa.  Em sua fala, abordou sobre o papel dos agentes da PASCOM, bem como dos agentes de todas as pastorais. De uma forma geral, elencou a formação em três eixos, a saber: DEFINIÇÃO DA COMUNICAÇÃO, EVANGELIZAÇÃO E IGREJA E COMUNICAÇÃO.

“Uma das tarefas da Pastoral da Comunicação é fazer com que todas os agentes de pastoral se entendam comunicadores, compreendam a comunicação e se preocupem em comunicar bem, porque evidentemente o objeto de trabalho de todos é pela comunicação. Se isso não é compreendido, o agente poderá não evangelizar de maneira satisfatória.”   Opinou.

Levantou os desafios enfrentados pela Igreja na comunicação. Disse que a comunicação é partilha. “A comunicação é circular. Era unidirecional, ou seja, em uma única direção, conceito um tanto quanto ultrapassado. A comunicação se tornou circular, com a possibilidade de interagir, a comunicação vai e volta. Não existe um emissor e um receptor. Todos são aos mesmo tempo emissores e receptores. É uma troca de saber, há uma reciprocidade no processo.”

Após o primeiro momento ministrado pelo Pe. Geraldo houve uma “roda de conversa”, em que os participantes opinaram, levando ao encontro percepções positivas e pontos de crescimentos quanto à comunicação mais unificada das pastorais, bem como sugestões para formações futuras. Ao final, como gesto concreto do encontro foi acordado a elaboração de um plano de ação integrada entre as pastorais e as comunidades da Paróquia, a ser realizado para o ano de 2022.