PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA REALIZA SEMANA DE FORMAÇÃO CATEQUÉTICA, COM VASTA PROGRAMAÇÃO, MESMO ONLINE

Com o tema geral: “Os dons do Espírito Santo e o novo Diretório para a Catequese”, entre os dias 21 a 30 de agosto aconteceu a Semana Catequética

05/09/2020 às 14h58

A Paróquia Nossa Senhora da Glória e a Pastoral da Catequese promoveram uma programação especial dedicada à formação catequética para catequistas e demais membros das pastorais atuantes na comunidade.

Com o tema “Os dons do Espírito Santo e o novo Diretório para a Catequese”, devido a pandemia da Covid-19, todo conteúdo foi transmitido pelas mídias sociais e contou com a participação virtual dos fiéis da paróquia.

Segundo a coordenadora da Catequese, Fernanda Gomes: “A Semana Catequética acontece todos os anos na semana do catequista. Sempre pensando na formação e em uma melhor valorização de nossos catequistas. Trabalhamos sobre os dons do Espírito Santo e o novo diretório da catequese. Um novo documento e que várias pessoas ainda não conhecem. Ficamos felizes com a adesão das pessoas de nossa paróquia e de outras paróquias. Em breve, estaremos realizando outras lives sobre outros conteúdos catequéticos. A equipe de catequese é muito grata ao padre Vander, pelo empenho e dedicação e à equipe da PASCOM que nos ajudou todos os dias da nossa Semana Catequética. O novo diretório da catequese traz reflexões importantes para a nossa evangelização, principalmente para esse ano em que estamos enfrentando a Pandemia”, explicou.

Dentro da programação, de 21 a 27 de agosto, vídeos formativos sobre os Dons do Espírito Santo: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus, foram postados e compartilhados nas mídias.

Os vídeos foram também contabilizados como presença para os catequizandos que estão participando do projeto Momento da Catequese.

Na sexta-feira, dia 28, aconteceu a live sobre instruções do livro o "Diretório da Catequese” publicado pela editora Paulus e de autoria do Pontifício Conselho para a promoção da nova evangelização.

Com transmissão ao vivo diretamente do Espaço Celebrativo, a live teve um formato de bate papo, apresentado pela Raquel Cruz, da Pastoral da Comunicação e com a participação do Administrador Paroquial, padre Vander Martins e a Coordenadora da Catequese, Fernanda Gomes, que falaram sobre o projeto e responderam às perguntas dos internautas que participaram por meio do chat. Quem participou enviando perguntas relacionadas ao tema, automaticamente concorreu ao sorteio do livro "Diretório para Catequese". A ganhadora foi a paroquiana Angélica Emiliano. Importante informar que no final desta matéria estão disponibilizadas todas as respostas referente às perguntas feitas no dia.

No sábado, dia 29, ainda dentro da programação e com o mês de agosto dedicado às vocações, aconteceu, também no Espaço Celebrativo, a transmissão do Santo Terço por intenção aos pedidos recebidos e à todas as vocações (sacerdotais, familiares, religiosas, leigas, etc). Contou com a participação da Vanessa dos Santos, Coordenadora da Equipe de Liturgia e Danielle Roberto, Catequista da Comunidade da Vila São Vicente / Praia.

A Semana Catequética foi encerrada no domingo com a transmissão da Santa Missa, às 8h, em especial ao dia da catequista.

LIVE NOVO DIRETÓRIO PARA A CATEQUESE  (Disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=lEliWkNZ6oA&t=341s)

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Pergunta da Vanessa

Porque a equipe de liturgia precisa trabalhar em parceria com a catequese? E qual seria a melhor forma de trabalhar em conjunto?

RESPOSTA: A Catequese e a Liturgia são formas essenciais da vida da Igreja. São os pilares da igreja. Encontram-se no centro da vida cristã, que é o mistério Pascal de Jesus Cristo; a experiência mais profunda da ação do libertador na história da humanidade. A liturgia deve ser sempre catequética, ajudando toda a comunidade no processo de amadurecimento da fé. A PALAVRA (evangelização e catequese) A MEMÓRIA (celebração litúrgica) e O TESTEMUNHO (compromisso missionário- a vida). Este processo abrange a dimensão anunciadora e também a celebrativa e operativa, numa perspectiva dinâmica e progressiva. Catequese e liturgia se alimentam mutuamente. Toda a catequese conduz à celebração da fé e toda prática autêntica dos mistérios celebrados além de ter dimensão catequética, supõe aprofundamento catequético. A liturgia pode ajudar no crescimento da catequese, com simples atitudes: escolha de boas músicas, comentários e preces que ajudem a comunidade, explicações dos símbolos litúrgicos, dentre outras atividades.

 

Pergunta da Paula

Em nossa paróquia, temos vários catequizandos que não possuem internet.

RESPOSTA: Nossa paróquia adotou o MOMENTO DA CATEQUESE, um projeto que visa levar os encontros de catequese para nossos catequizandos durante esse período da pandemia. Aqueles que não possuem internet a coordenação da catequese elabora um livrinho com os mesmo temas trabalhados nas celebrações. E todo mês os catequizandos das comunidades rurais recebem esse livrinho. Saiba mais sobre nosso projeto no vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=lDK8H6lrWlA&t=172s

 

Pergunta da Silmara Viana

Como tem sido a aceitação dos catequizandos, no que se refere ao retorno das atividades propostas?

RESPOSTA: A aceitação está ótima. Recebemos teatros, músicas, poemas, textos e lindos desenhos de nossos catequizandos. Cada semana é uma emoção diferente. Só temos que agradecer aos pais pelo empenho e dedicação.

 

Pergunta da Karina Rioga

O que muda no novo diretório em relação ao mais antigo?

RESPOSTA: O novo Diretório Geral para a Catequese reflete sobre a “cultura digital”, hoje "natural", que mudou a linguagem e as hierarquias dos valores em escala global. Faz uma reflexão sobre as ordens dos sacramentos da iniciação cristã. Fala da importância da cultura do encontro. E outras reflexões pertinentes nos dias atuais.

 

Pergunta da Maria José Santos

Gostaria de pedir ao Padre Vander para explicar um pouquinho sobre o CIC.

RESPOSTA: O Catecismo da Igreja Católica é um instrumento para orientar todos os fiéis no caminho de Cristo, que, consequentemente, os leva no caminho ao encontro com os irmãos. Apresenta a Doutrina Católica de modo resumido e, por isso, funciona como uma fonte segura e fiel, que muito auxilia na elaboração dos catecismos locais. 

 

Pergunta da Angélica Emiliano

De que forma a catequese tem se preparado no resgate dos catequizandos afastados antes da pandemia e dos que na atualidade, se ausentam por um longo período?

RESPOSTA: Estamos fazendo ligações para nossos catequizandos e familiares. Anúncios nas celebrações sobre a importância da catequese. Vídeos formativos, dentre outras ações.

 

Pergunta da Regiane Mapa

Nos dias atuais, enfrentamos muitos desafios, principalmente no que se refere a Evangelizar às famílias. O que vocês acham que a paróquia poderia fazer para tentar fazer essa evangelização da Família?

RESPOSTA: Nossa paróquia tem se esforçado todos os dias para ficarmos mais próximos das famílias de nossa comunidade. É no lar que as crianças e jovens aprendem a dar os primeiros passos na fé. Incentivar a participação dos pais no processo catequético, envolver as famílias nas festas litúrgicas.

 

Pergunta da Ana Costa e Silva:

Neste momento como podemos ser mais atuantes na Igreja, "comunidade"?

RESPOSTA: Estamos vivendo um momento atípico. A nossa participação hoje pode estar relacionada a participação das missas on-line, assistindo aos vídeos e mais do que isso, ajudar na divulgação dos trabalhos pastorais de nossa Paróquia, ligando para os membros de nossas pastorais, para nossos vizinhos, se fazer presença mesmo que virtualmente.

 

Pergunta da Terezinha Silva:

Gostaria de saber para nós agentes de pastoral da família como poderíamos agir neste período de pandemia?

RESPOSTA: A pastoral da família tem um papel muito importante neste momento de Pandemia. As famílias precisam sentir a presença da igreja, com uma ligação, textos reflexivos nas missas, vídeos de formações para família.

 

Pergunta da Eliane Silva Queiroga:

Temos que nos preparar para um novo mundo, um mundo novo. Como a igreja está se preparando para este mundo onde a tecnologia está no topo neste momento?

RESPOSTA: A pandemia está nos mostrando que devemos investir em novas formas... para ajudar nossas comunidades no crescimento da fé. Temos investido no meio tecnológico, no canal do Youtube da Paróquia, no Facebook... E já nos preparando para uma retomada com um estilo de vida diferente.

 

Pergunta da Silvana Rapallo:

Tem algum projeto on line para a pastoral do batismo?

RESPOSTA: O bispo orientou que as pastorais do batismo e da família se preparem para realizarem os encontros formativos de forma on-line. Nossa paróquia ainda está em fase de planejamento desses encontros.

 

Pergunta da Eliane Silva Queiroga:

Sabemos que tecnologia educa e ao mesmo tempo deseduca. Como a catequese poderia ajudar neste sentido?

RESPOSTA: A catequese pode elaborar reflexões e debates sobre os prós e contras do uso da internet. Pode elaborar lives e vídeos com entrevistas de profissionais destinados aos nossos adolescentes e jovens sobre o assunto.

 

Todo conteúdo está disponível no canal da paróquia no YouTube. Acesse o link: https://www.youtube.com/channel/UCOSA9RtS2xoIsoj31D58r6g


Voltar

Confira também:





PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
Praça Aristides Pereira, 426 | Passagem de Mariana
Mariana/MG | CEP:35421-000
Telefone: (31)35575015