FESTA DA PADROEIRA, EM SEU 42º JUBILEU, É MARCADA POR CELEBRAÇÕES ONLINE

Com mudanças e adaptações para a realização da tradicional festa da Padroeira, diante da pandemia, a Paróquia Nossa Senhora da Glória preparou uma celebração especial para que a data não deixasse de ser comemorada.

21/08/2020 às 14h29

O Jubileu em honra à Padroeira Nossa Senhora da Glória é uma festa marcada pela participação fervorosa dos devotos fiéis Passagenses e Passagenses ausentes, que todos os anos participam das celebrações para louvar e agradecer por tantas graças alcançadas.

Este ano, devido à pandemia do Coronavírus, a festa passou por alterações.

Diferente dos anos anteriores, o distrito de Passagem de Mariana, onde está instalada a Igreja Matriz, não foi fechado, não contou com a participação presencial de fiéis nas celebrações, não presenciou a Primeira Eucaristia e nem a marcante procissão luminosa levando o andor da Padroeira pelas ruas da comunidade, acompanhada das tradicionais Sociedades Musicais Santa Cecília e São Sebastião. Não teve a movimentação nas tradicionais barraquinhas ou qualquer tipo de aglomeração. Mas ainda assim, o Jubileu foi celebrado todos os dias, por muitos fiéis acompanhados de suas famílias dentro de suas casas.

As celebrações, da Santa Missa, foram conduzidas pelos padres da Arquidiocese de Mariana, convidados para abrilhantarem a festa, e concelebrada pelo nosso Administrador Paroquial, Padre Vander Martins, além da novena e homenagens à Mãe Padroeira que marcaram a semana da festa.

Toda a programação foi transmitida pelas mídias sociais da paróquia e pela Rádio Primeira Capital 87,9 FM, como habitualmente vem sendo feito desde o início da pandemia.

O Jubileu teve como tema “Iniciação Cristã: Caminho para a Maturidade da Fé” e em todos os dias, às 7h, a festividade era iniciada com a Oração do Ofício Divino das Comunidades.

Todos os anos, a paróquia se organiza para o planejamento das homenagens à padroeira e conta com a participação de toda a comunidade.  As saudações à Nossa Senhora da Glória são realizadas das mais variadas e criativas formas. Em anos anteriores, homenagens foram prestadas por divisão de ruas, instituições de ensino, grupos culturais, associações esportivas, jovens, crianças, idosos e pelas comunidades rurais. Este ano, foi a vez dos grupos de pastorais da paróquia.

A abertura do Jubileu, no dia 7, sexta-feira, contou com a presença dos padres Marcelo Santiago e João Carlos e com homenagem das pastorais Legião de Maria e Catequese de Adultos. Seguindo a semana, no sábado, a celebração foi abrilhantada com a participação do Padre Geraldo Martins e homenagens prestadas pelas pastorais do Batismo e da Acolhida. No domingo, 9, foi a vez da presença do Cônego Nedson Pereira e homenagens das pastorais da Criança e Catequese. Dia 10, segunda-feira, presença do Padre Fabiano Alves e pastorais da Juventude e Catequese de Crisma. Terça-feira, 11, com homenagem prestada pela Pastoral Familiar e Grupos de Reflexão, a santa missa foi presidida pelo Padre Harley Carlos. Com a celebração do padre Magno Murta, no dia 12, quarta-feira, as homenagens ficaram a cargo das pastorais do Dízimo e Canto. Quinta-feira, dia 13, com a santa missa celebrada pelo Padre José Geraldo Coura - o Padre Juca - as homenagens foram prestadas pelas equipes de Liturgia e Ministros da Palavra. Na sexta-feira, dia 14, foi a vez da presença do Padre Luiz Roberto – o Padre Beto - e homenagens da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e Apostolado da Oração.

No sábado, 15, dia da padroeira, logo no início da manhã, para que a tradição não se perdesse, em frente ao Espaço Celebrativo anexo à casa paroquial, flores, estandartes de Nossa Senhora da Glória e o tradicional tapete de serragem, foram feitos como singela e tradicional decoração em comemoração à data.

Às 18h, a celebração contou com a presença do Padre Joselito Adriano, filho desta terra e homenagens das pastorais da Pessoa Idosa e MECE.

Após a missa, houve a transmissão da live show, promovida pela Banda Lutz, com a participação das Sociedades Musicais Santa Cecília e São Sebastião e cantores locais, além de depoimentos dos devotos de Nossa Senhora e inúmeras homenagens. A abertura da live contou com uma emocionante homenagem à Padroeira, com a participação do Padre Joselito que, ao término, deu a bênção a todos que acompanhavam virtualmente. O encerramento da histórica live foi ainda mais emocionante, pois as bandas tocaram o Hino de Nossa Senhora da Glória, entoado pelos cantores presentes e em textos enviados a todo o momento por centenas de fiéis de suas casas, através do chat ao vivo da transmissão.

Finalizando as festividades, no domingo, dia 16, a Solenidade da Padroeira contou com a participação dos Padres Paulo e Geraldo Barbosa e após a celebração, o levantamento do mastro da Padroeira que este ano estava sob a guarda do casal Danielle e José Geraldo, da comunidade da Vila São Vicente / Praia.

Para que dentro das festividades não ficasse o vazio da falta dos encontros presenciais e confraternizações nas barraquinhas, os paroquianos puderam saborear o "Tropeiro da Padroeira", que teve entregas Delivery.

Devido à reforma da igreja matriz, as celebrações das Santa Missa, continuam a acontecer no Espaço Celebrativo.

Além de acompanhar aqui pelo site da paróquia, visite nossas mídias sociais para acessar as fotos e vídeos do 42º Jubileu da nossa Mãe Padroeira. Clique nos links abaixo, curta nossos vídeos e não deixe de se inscrever no canal.

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOSA9RtS2xoIsoj31D58r6g?view_as=subscriber

Facebook: https://www.facebook.com/passagemdemarianaparoquiansg

Instagram: https://www.instagram.com/paroquia_n.s.gloria_passagem/