CERIMÔNIA DO DIA DA PADROEIRA EMOCIONA FIÉIS EM PASSAGEM DE MARIANA

Missa em honra à Nossa Senhora da Glória foi celebrada pelo Padre Antônio Silva da Paixão, o padre Nequinho, que comemorou seus 40 anos de vida sacerdotal e concelebrada pelos padres Geraldo Barbosa, Luis Faustino e pelo pároco Vander Martins

17/08/2019 às 11h47

A Igreja celebrou, no último dia 15, o dia da padroeira Nossa Senhora da Glória, que aconteceu às 19h com missa na igreja matriz, presidida pelo padre Antônio Silva da Paixão, o padre Nequinho, que também comemorou seus 40 anos de vida sacerdotal e contou com a participação dos padres Geraldo Barbosa, Luis Faustino e o pároco Vander.

Em andamento ao 41º Jubileu de Nossa Senhora da Glória, iniciado no dia 9 deste mês, a cada celebração é prestada homenagem por grupos da comunidade. Nesta celebração, foi a vez dos alunos, professores e funcionários da Escola Municipal de Passagem de Mariana.

Em saudação à comunidade, padre Nequinho destacou a importância em lembrar dos jovens, tema da celebração. Saudando a todos, em especial à presença dos membros da Escola Municipal, disse: “Essa presença que chega ao nosso coração, a participação da Escola Municipal, também nos faz pensar na idealidade dos nossos jovens, que é o tema de hoje, da nossa reflexão. E é também o que está no coração do Papa Francisco que escreveu uma carta de modo especial para a juventude”, disse.

O celebrante, lembrando a Carta do Papa, acrescentou: “O tema da celebração de hoje é: Um grande anúncio para todos os jovens. E que anúncio é esse? O Papa quis dar uma atenção, um comunicado especial para a juventude do mundo inteiro e convocou uma grande reunião que aconteceu em Roma, onde também teve a participação de jovens da nossa arquidiocese, que foi o grande encontro mundial, o Sínodo da Juventude, representação da igreja do mundo todo e ali, o lugar principal foi dos jovens”, disse.

Padre Nequinho lembrou ainda que: “O Papa coloca três partes importantes para que tenhamos facilidade para poder viver e dizer. Primeiro é o nome da carta: Cristo Vive. Vive e nos ama. Então comunique essa experiência de que Deus te ama, e ama de um modo tão pessoal e tão grande que é preciso a gente descobrir os sinais da nossa vida para pode sentir. Deus te ama de um modo completo. A segunda, ele nos diz assim: Deus nos manda Jesus, o Salvador, o próprio filho Dele como nosso salvador. E é o único salvador que existe. E é por isso que é a Jesus a quem devemos seguir, ouvir a sua palavra e colocar em prática. E a terceira coisa que conclui o caminho tão breve a seguir para nossa orientação, vai dizer que Ele Vive. Portanto, Deus nos ama, Jesus nos Salvou e Ele vive. Está presente e repetimos isso sempre em nossas celebrações, quando dizemos: “O Senhor Esteja Convosco”; e Ele está vivo, e não é vivo em nossa cabeça, Ele é vivo de verdade mesmo”, afirmou.

Muito saudoso à sua comunidade, o padre Nequinho conta com carinho as vivências na paróquia: “E nós que hoje aqui estamos, nós os devotos de Nossa Senhora da Glória, nós que desde criancinhas aprendemos a olhar pra ela como muito próxima de nós e eu até sempre fico pensando, o que nós entendemos pela Glória de Nossa Senhora é uma coisa muito simples, nós não entendemos a Glória de Nossa Senhora como a Glória de uma rainha distante de nós, como uma pessoa que é diferente de nós. Nós sempre aprendemos desde criança, aqui nesta igreja, nas nossas famílias também, que Nossa Senhora da Glória é a nossa mãe. O título de rainha é muito menor, tem muito pouco valor diante do próprio título de significado de mãe. É por isso que nossa comunidade, tem esse carinho e esse cuidado de preparar bem o dia da festa para homenagear Nossa Senhora da Glória” falou.

Padre Nequinho lembrou ainda: “E quantas pessoas nessa preparação se dispõe também a isso, com a sua boa vontade, sua disponibilidade, é tanta coisa! E o padre Vander está aqui esse ano, para participar pela primeira vez, do começo até o finzinho da homenagem que o nosso povo de Passagem faz à Nossa Senhora da Glória e ele mesmo vai poder perceber lá dentro de seu coração, como essa homenagem que a gente faz é uma homenagem de filhos mesmo e de muita fé. E é por isso, quando nós ficamos longe da nossa terra e muitos fazem essa experiência para desenvolver suas atividades em outras lugares e quando vamos pra longe, sentimos uma falta muito grande, mesmo a gente sabendo que lá onde a gente está, Nossa Senhora está também, mas parece que é diferente, parece que a Nossa Senhora que está lá é outra, mas porquê? Nós sabemos que é sempre a mesma Nossa Senhora, mesma Maria, mesma Mãe de Jesus, mesma mãe de todos nós, mas é isso que traz para a comunidade o verdadeiro sentido de família, sentido de Igreja. E a Nossa Senhora da Glória que é realmente nosso ponto de grande união”, explicou.

 “Muita gente pode ter dificuldade em compreender uma série de coisas da nossa própria igreja, o desenvolvimento, a mudança de padres, agentes, mas cada ano que a gente vem existe algo melhor e quem está de fora consegue ver que há algo melhor e quem está dentro todo dia não consegue perceber. Mas há sempre algo que trouxe crescimento para a comunidade. A Nossa Senhora é esse ponto de união. Por isso, o evangelho de hoje traz para nós realmente essa explicação e uma motivação muito grande. Nossa Senhora foi a primeira que colocou a Palavra de Deus em prática e numa vida de simplicidade’, acrescentou.

Padre Nequinho falou também de sua vida na comunidade: “foi neste dia também em que aqui, dentre desta nossa igreja, onde fui batizado, fiz a primeira comunhão, o sacramento da crisma e recebi o sacramento da ordem, quando fui ordenado em 15 de agosto de 1979”, concluiu.

Após a celebração, dando continuidade à Novena de Nossa Senhora da Glória, os fiéis, com forte emoção, entoaram o hino à padroeira.

Dentre muitas homenagens, padre Nequinho recebeu da paróquia uma placa com os dizeres: “Pe. Antônio Silva da Paixão, a paróquia Nossa Senhora da Glória com imensa alegria, parabeniza-o pelos 40 anos de Ordenação Sacerdotal. Que a presença de Deus e o amor da Virgem Maria estejam sempre contigo. 15 de agosto de 2019.”

Contribuiu com as fotos: Charles Gonçalves


Voltar

Confira também:





PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
Praça Aristides Pereira, 426 | Passagem de Mariana
Mariana/MG | CEP:35421-000
Telefone: (31)35575015