Pastoral da Criança e do Menor realiza tradicional Festa Junina

A festa foi realizada no último domingo, 30, e contou com a presença de número expressivo de crianças acompanhadas de seus pais e responsáveis

04/07/2019 às 17h33

O mês de junho tem a tradição de trazer consigo as festas juninas e quermesses. No último final de semana, domingo, 30, foi a vez da Festa Junina organizada pela Pastoral da Criança e do Menor, realizada às 14h, no Espaço Cantinho Verde, em Passagem de Mariana.

Com apresentação de quadrilha, este ano abrilhantada por moradores do distrito de Antônio Pereira, além da distribuição de comidas típicas e muitas brincadeiras, esta é a 6ª edição da festa que já é uma tradição da Pastoral e realizada com muito carinho para as crianças da comunidade. "Na verdade, existe o calendário de datas comemorativas em toda a Pastoral da Criança e do Menor e uma delas é a comemoração do dia da criança e a celebração da vida, que na maioria das regiões que há a pastoral, é comemorado no mês de maio. Aqui na comunidade, foram escolhidos os meses de junho ou julho para a realização desta festa das crianças, por ser meses mais movimentados e as crianças poderem comer as guloseimas da época. Na Pastoral da Criança e do Menor, existem diretrizes para a realização do trabalhos, dentre eles, a educação alimentar que evita o oferecimento de doces, refrigerantes, entre outros alimentos que em excesso causam mal à saúde. Assim, no decorrer do ano, há também o trabalho voltado para a alimentação ideal, onde são ofertados alimentos saudáveis e repassado às mães esta experiência, onde elas também aprendem o combate à obesidade", explicou Marly Vieira, membro da Pastoral da Criança e do Menor.

A festa é gratuita e ocorre com a parceria de toda a comunidade que realiza doações para que ela aconteça, assim como o Espaço Cantinho Verde, que mais uma vez cedeu o local à pastoral. Único valor angariado no local é no momento da brincadeira pescaria, que assim como em todos os anos, é revertido em doação para as mais variadas necessidades de todas as pastorais da paróquia. O valor deste ano será revertido para manutenção de custeio da casa que abriga a Pastoral da Criança e do Menor, que atende mensalmente as crianças e gestantes da comunidade.

"A implantação da Pastoral da Criança e do Menor, em Passagem de Mariana, aconteceu no ano de 2006 com o então pároco Padre José Geraldo de Oliveira, que enviou à paróquia uma pessoa para a capacitação dos agentes para a pastoral. Os trabalhos foram iniciados com o cadastramento das crianças e gestantes da comunidade e celebrações organizadas pela equipe. A Pastoral é ativa e da continuidade ao acompanhamento das gestantes e crianças e promove esses encontros entre a comunidade, reunindo as crianças e seus familiares para confraternizações que ocorrem em várias datas comemorativas do ano", disse Marilda Vieira, coordenadora da Pastoral da Criança e do Menor.

Ver todas as fotos