Coordenadora: Betânia Ferreira

A pastoral litúrgica tem como objetivo favorecer a participação consciente, ativa e frutuosa do povo nas celebrações às quais tem direito todo (a) batizado (a). A ela cabe zelar para que a assembleia se revele como “sinal da Igreja” e para que ninguém se aproprie da função de outro ministério, nem da assembleia, ou seja, zela para que os ministérios e as diversas equipes atuem em perfeita comunhão como membros de um corpo (1Cor 12,12-26), em perfeita sintonia.

A Pastoral Litúrgica tem, entre outras funções, acompanhar s celebrações nas comunidades, auxiliando na sua organização e avaliação; investir na iniciação e formação litúrgicas das equipes de celebração, das comunidades e de todos que se preparam para receber os sacramentos; capacitar animadores, proclamadores da Palavra de Deus, instrumentistas, acólitos, animadores do canto, acolhida, etc.; assessorar os que organizam a celebração dos sacramentos e sacramentais: casamentos, batizados, exéquias, etc; preparar subsídios para a utilização da assembleia e das equipes: folhas de canto, material para as celebrações, instrumentos etc.