Infância e Adolescência Missionária - IAM

Coordenadora: Maria Inês

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) tem como finalidade despertar o espírito missionário nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: "Crianças ajudam e evangelizam crian­ças". São crianças em favor de outras crianças.A Infância Missionária tem em Nossa Senhora, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora. Inspira-se também em São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiros das Missões.

Assim, a Infância Missionária é: a) Infância porque os protagonistas são as crianças e adolescentes, que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro, independentemente da cultura, raça ou religião. O nome “Infância e Adolescência Missionária” vem de uma devoção existente então na França: a infância do Menino Jesus; b) Missionária porque educa as crianças no crescimento da fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal. Pelo compromisso do batismo, vivem concretamente a experiência da partilha da fé e seus bens com todas as crianças do mundo.

Em nossa paróquia, temos um grupo da IAM que se reúne regularmente e desenvolve atividades próprias. Em maio, é feita a consagração que é uma forma de assumir pública e solenemente a decisão de ser missionário e de colaborar para que todas as crianças do mundo conheçam e amem a Jesus e se amem entre si.