Coroinhas

Coordenadoras: Maria Regina da Silva e Silva e Ester

Servir ao altar durante a missa é, a um só tempo, alegria e honra. Os coroinhas sabem disso e exercem, com dignidade, a missão de ajudar nas celebrações. Assim, eles dedicam um tempo de sua vida no testemunho de Jesus Cristo, servindo ao altar, nas celebrações eucarísticas e se tornam exemplo também na família, na escola, no grupo de catequese e em todos os ambientes que frequentam.

Em nossa paróquia, são muitos os que tiveram sua vida marcada por esse serviço. Muitos recordam com saudade e alegria esse tempo em que colocaram seus dons a serviço da comunidade. Hoje, temos grupos de coroinhas em todas as comunidades da paróquia. São crianças e adolescentes que, desde sua tenra idade, já procuram viver a missão que receberam do batismo.

O apoio dos pais e da comunidade é muito importante para que os coroinhas exerçam com fidelidade sua missão. Ter seu trabalho reconhecido é fundamental para que sintam o quanto são importantes na comunidade.

No livro “Querido papa Francisco”, o papa fala de sua experiência de ter sido coroinha respondo a uma criança. Diz o papa: ““Querido Alessio, sim, fui coroinha. E você? Que tarefa você tem entre os coroinhas? Sabia que agora é mais fácil do que antes? Você deve saber que, quando eu era criança, a Missa era celebrada de forma diferente que é celebrada agora. Então, o sacerdote olhava para o altar, que estava junto da parede, e não para as pessoas. O livro que lia durante a Missa (o missal) ficava ao lado direito do altar. Mas, antes da leitura do Evangelho, sempre tinha que ser colocado do lado esquerdo. Essa era a minha missão: levar o livro da direita para a esquerda e depois da esquerda para a direita. Era cansativo! O livro era pesado! Eu o levava com toda minha energia, mas não era tão forte: em uma ocasião peguei o livro e caí. Aí o sacerdote teve que me ajudar. Que trabalho eu fiz! A Missa não era em italiano naquele tempo. O sacerdote falava, mas eu não entendia nada, nem meus amigos. Desta maneira, para nos divertir, imitávamos o sacerdote, misturando um pouco as palavras para inventar frases estranhas em espanhol. Nós nos divertíamos e realmente desfrutamos muito ajudando na Missa”.