Catequese

Coordenadora paroquial: Fernanda Gomes

A catequese é um “processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da Fé” (CR 318). O objetivo primordial da Catequese é levar ao amadurecimento da Fé, que se processa ao longo da vida em distintas etapas, respeitando o tempo necessário a cada um, e dando autonomia às pessoas para que possam compreender por si mesmas qual o caminho a seguir para que se tornem verdadeiros discípulos de Jesus, construtores do Reino de Deus. Os catequistas, de modo especial, cumprem a tarefa de introduzir a pessoa no mistério de Cristo, iniciando-a na fé e na vida da comunidade cristã.

A catequese é uma responsabilidade de toda a comunidade cristã (DGC 220ss), e não de um grupo isolado, como o grupo de catequistas. É uma ação educativa, realizada a partir da peculiar responsabilidade de cada membro da comunidade, num contexto ou clima comunitário, rico de relações, a fim de que o cristão se incorpore, ativamente, na vida da comunidade. A catequese conduz à maturidade da fé, não somente os catequizandos, mas também a própria comunidade como tal.

Catequese para todos e para todas as idades é a proposta do Plano Arquidiocesano de Catequese. O plano foi elaborado pelos coordenadores e assessores arquidiocesanos de catequese, com a ajuda dos coordenadores paroquiais e de todos os catequistas que acompanharam as formações. Sua implantação nas paróquias e regiões da Arquidiocese de Mariana se deu de modo gradativo a partir do ano de 2006. Em 2014 o plano passou por uma revisão.

Para corresponder à missão evangelizadora e aos desafios do mundo contemporâneo nossa catequese se inspira em alguns critérios:

a)Catequese de caráter missionário;
b)Catequese de caráter vivencial;
c)Catequese permanente;
d)Catequese bíblica;
e)Catequese acolhedora e afetiva;
f)Catequese transformadora e libertadora;
g) Catequese inculturada;
h)Catequese criativa;
i) Catequese orgânica;
j)Catequese e família.

Atualmente estamos seguindo a seguinte divisão de turmas:

Turmas Idades
Vinde a Mim I Até 05 anos
Vinde a Mim II 6 e 7 anos
Vinde a Mim III 7 e 8 anos
Vinde a Mim IV 8 e 9 anos
Vinde a Mim V 10 e 11 anos
Preparai o Caminho I 11 aos 12 anos
Preparai o Caminho II 13 aos 14 anos
Preparai o Caminho III 15 aos 18 anos
RICA (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos) A partir dos 18 anos

Temos um grupo de 35 catequistas, atuantes em todas as comunidades de nossa paróquia (Passagem/Centro; Pombal; Vargem; Vila São Vicente e Camargos). Temos em torno de 650 crianças inscritas na catequese (dados de 2017). Em cada comunidade temos um coordenador/a de referência: Passagem/Centro: Bruce Henrique; Vargem: Sandra; Pombal: Adriana; Vila São Vicente: Alessandra e em Camargos: Maria de Lourdes (“Cota”).

Atualmente a coordenação paroquial é composta por:

Fernanda Gomes - Coordenadora Paroquial
Maria das Graças Felix – Vice-coordenadora paroquial
Bruce Henrique Silva Souza - Coordenador na comunidade de Passagem/Centro
Adriana Aparecida Dias Souza - Coordenadora na comunidade do Pombal
Alessandra Siqueira da Silva Santos - Coordenadora na comunidade da Vila São Vicente
Sandra Maria de Souza - Coordenadora na comunidade da Vargem
Maria de Lourdes Pereira (Cota) - Coordenadora na comunidade de Camargos